Apoios Institucionais:


Junta de Freguesia de Brasfemes

  

  
Bombeiros Voluntários de Brasfemes 

   

IPJ
Insituto Português da Juventude

CRAC Brasfemes Mapa do Site  |   Contactos
  Domingo, 17 de Dezembro de 2017
   
No Site No Google


Coral Cast`Ilhastro

 

O nosso grupo coral foi fundado em Setembro de 2010, sob a designação de “Coral Orquestrado Magnus Dei”, integrado na secção cultural do CRAC-Centro de Recreio e Animação Cultural, tendo feito o seu concerto/estreia,  na Sé Velha/Coimbra, em Dezembro de 2010, então com repertório alusivo à quadra natalícia.

A fundação do coro foi um projecto de seis pessoas, algumas oriundas de freguesias vizinhas, com o melhor acolhimento e todo o apoio das instituições de Brasfemes.

Em virtude de os elementos que  compõem actualmente o nosso grupo serem  quase exclusivamente da freguesia  de Brasfemes, pensou-se numa alteração da designação que exprimisse, de algum modo, uma ligação à nossa terra e foi então que surgiu ILHASTRO, nome de um monte sobranceiro a Brasfemes, outrora terra fértil, de olivais bem cultivados, searas de centeio, alguma vinha e com numerosos moinhos de vento – agora em ruínas – onde eram transformados os cereais  da nossa aldeia e lugares vizinhos.

Mas foi sobretudo a riqueza da sua pedra que despertou o interesse pela serra de Ilhastro, vindo as suas pedreiras a ser exploradas não só para a construção – utilizada na construção do Mosteiro de Lorvão, da nossa igreja, etc, - como também utilizando aquela pedra de elevada qualidade na arte da cantaria.

Brasfemes foi outrora conhecida como a “terra dos canteiros”. Era então uma actividade  que ocupava muitos brasfemenses e que assegurava o ganha-pão da maior parte das famílias.

Alguns daqueles canteiros trabalharam sob a direcção de grandes mestres da então chamada “Escola de Coimbra”, que deixaram a marca da sua arte espalhada de norte a sul do país.

 Foi a pensar numa merecida homenagem àqueles nossos conterrâneos, artistas anónimos,  que avançámos com a nova designação, CANT´ILHASTRO, como um singelo tributo destes cantores  à sua memória.

O projecto inicial foi concebido com o figurino coro/orquestra, sendo a orquestra formada exclusivamente por instrumentos de sopro.

Actualmente, o nosso grupo coral actua nos concertos na modalidade coro /orquestra ou simplesmente a cappella, consoante as disponibilidades do momento.

Temos procurado que o nosso repertório seja elaborado com um sentido o mais abrangente possível, procurando alcançar os géneros musicais mais diversos – tendo sobretudo em consideração o local de actuação, a festividade ou o evento a celebrar – podendo contemplar tanto música sacra como profana, música erudita, popular ou tradicional.

Actualmente, a regência do coro e orquestra é assegurada pela jovem maestrina Margarida Santinho.

Pode assistir ao vídeo de "Foi Deus" interpretado pelo Grupo Coral Magnus Dei em https://www.youtube.com/watch

 


 
 

© 2010-2017 - Todos os direitos reservados. Concepção e Desenvolvimento: SEU-DOMINIO.com